Demora

Remédios a pacientes oncológicos atrasam

O hospital recebeu os medicamentos na terça-feira (17) com uma semana de atraso

Com uma semana de atraso, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas recebeu ontem os medicamentos para repassar aos pacientes da oncologia. Segundo o provedor do hospital, Lauro Ferreira de Melo, o governo federal ainda deve à instituição R$ 300 mil relativos ao mês de setembro e esta foi a primeira vez que retardou a entrega dos remédios desde que a instituição assumiu diretamente e com equipe própria a execução do serviço de quimioterapia. A unidade atende a média de 700 pacientes ao mês.

Os medicamentos são destinados à necessidade de um terço dos pacientes da quimioterapia, sendo apenas dois casos de compra de pequenos lotes, especialmente para duas pacientes. Uma delas já pensava em recorrer ao Ministério Público para pedir ajuda. Ela toma um remédio frequente para quem teve tumor de mama, mas ontem mesmo recebeu telefonema da Santa Casa informando que o medicamento estava disponível.

De acordo com o provedor, o município, responsável pela fiscalização do serviço, faz o repasse dos recursos da União ao hospital, recebidos após o relatório enviado ao Ministério da Saúde. Desta vez, entretanto, ocorreu o atraso de sete dias no pagamento da verba. Ferreira explica que à medida que o dinheiro vai entrando é utilizado para os compromissos. Não há valor separado para uma finalidade e outra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reta final para o Enem Anterior

Reta final para o Enem

80% dos professores estaduais mantêm a greve em Pelotas Próximo

80% dos professores estaduais mantêm a greve em Pelotas

Deixe seu comentário